quarta-feira, 9 de abril de 2008


Herdade dos Grous 2004 Tinto

Herdade dos Grous (Albernôa-Beja)

(9,25€ Corte Inglês)

15/20


Um regional alentejano (produzido fora das regiões demarcadas, no caso em Albernôa-Beja) pela Herdade dos Grous, empresa do grupo Vila Vita num claro exemplo de associação entre o turismo e a viticultura. Com 13,5º de teor alcoólico é produzido a partir das castas Aragonês, Syrah, Alicante Bouschet e Touriga Nacional, vinificadas em lagares com maceração prolongada. Estagiou nove meses em barricas de carvalho francês.
Apresenta boa concentração (cor granada escura com auréola violácea), bom brilho e viscosidade média a acentuada. O nariz denota desde logo boa madeira, com frutos silvestres temperados com caruma e ligeira compota. Secundariamente surgem notas a couro e a tabaco, terminando com bouquet balsâmico. A boca evidencia-se pela boa acidez com taninos vivos mas suaves e aveludados. A fruta é essencialmente silvestre com ligeiro amargor (bem tolerado pela gastronomia) num corpo médio e aveludado se bem que austero. Termina médio a prolongado num final onde a acidez silvestre domina. Um vinho jovem e vibrante a necessitar de alguma acalmia em garrafa. (22/10/2006)

1 comentário:

Nuno Monteiro disse...

Tenho uma na minha podre garrafeira mas ainda está intacta (como uma virgem aguardar o momento certo)

Depois de ler os comentários fiquei com as glândulas gustativas aos saltos … tenho que lhe tirar os três (saltar a rolha) está visto!