sexta-feira, 11 de abril de 2008

Mouchão 2001


Vinho Regional Alentejano
Vinhos da Cavaca Dourada – Casa Branca (Sousel)
25,00€ Modelo
17/20

Um clássico dos vinhos portugueses. Uma das marcas mais antigas em produção, verdadeiro ex-libris da vitivinicultura alentejana. Elaborado exclusivamente a partir da casta Alicante Bouschet (a mais alentejana das castas francesas, praticamente extinta em terras de Voltaire, mas pujante no tórrido Alentejo…) é um vinho brilhante, concentrado (mas não opaco) de uma bonita cor granada e uma enorme viscosidade (é daqueles vinhos que quase se comem…).
No nariz é exuberante: balsâmico, com cânfora e muita fruta roxa, exala aromas a rodos como que anunciando a explosão de sabor que se seguiria. Após agitar, está bem presente o carácter telúrico do vinho alentejano, fresco mas anisado, com fortes notas tostadas que quase parecem gengibre… que se prolongam no bouquet.
Na boca é explosivo! Muito encorpado e com a acidez elevada, não é contudo um vinho demasiado taninoso. A fruta está bem presente, sobretudo roxa e silvestre, mas a boca é dominada pela forte extracção e pela acidez elevada que quase sugerem notas de metal amarelo (latão ou cobre) para além dos couros e marroquinaria que os vinhos desta região costumam mostrar.
Finaliza guloso e prolongado.
É um vinho cheio de carácter que ou se ama ou se detesta. Com alguma rusticidade, impressiona porém pela elevadíssima extracção e corpo, que conjugadas pela elevada acidez, obriga a uma degustação com tempo e paciência para vislumbrar as suas virtudes… Apesar da respeitável idade (6 anos) mostrou-se em plena força, capaz de aguentar e até melhorar, com mais alguns anos na cave. Para beber já aconselha-se a prévia decantação (que eu não fiz…).

Sem comentários: