quarta-feira, 9 de abril de 2008


Irreverente 2001 Tinto Beiras UDACA

14


Um regional beiras, da sub-região da Beira Alta, produzido pela União das Adegas Cooperativas do Dão a partir das castas touriga nacional, alfrocheiro, tinta roriz e jaen. Com teor alcoólico de 12,5%, exibe menção a uma medalha de prata no VII World Wine Contest 2005, no Estoril.
De cor rubi e viscosidade média apresenta uma luminosidade brilhante e média concentração. O aroma é complexo. Começa por se mostrar tímido com predomínio dos frutos silvestres, sobre algumas notas minerais e vegetais. É após oxidação que revela outros aromas a frutos vermelhos a alguma notas balsâmicas. Termina com fortes notas vegetais e algumas mais leves a cânfora.
Mas se o nariz promete o paladar não cumpre. De taninos aguçados e elevada acidez mostra forte adstringência num corpo mediano e paladar onde predominam os frutos silvestres (sobretudo a amora) e algumas notas minerais. O final persiste mas revela alguma amargura vegetal não muito agradável, que felizmente desaparece após algum tempo dando lugar a uma frescura mineral e vegetal muito agradável, sobretudo se for consumido um pouco mais fresco do que habitual.
No geral mostra-se um vinho não muito equilibrado que poderá contudo acompanhar agradavelmente alguma gastronomia mais condimentada e até um tinto de Verão se for consumido um tudo nada mais fresco do que é costume.

Sem comentários: