terça-feira, 27 de maio de 2008

Frei Bernardo Branco (sem data)


Vinho Regional Beiras
Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo
14,5/20

Esta é uma nota de prova especial. Pela primeira vez, reconhecido nos meus dotes enófilos e na qualidade de coleccionador de notas de prova, foram-me oferecidas garrafas por um restaurante, especialmente para sobre elas emitir parecer, vertido nas presentes páginas. Subida honra e responsabilidade que me foi conferida pelo Restaurante Quinta do Almirante, a que não posso deixar de corresponder com avisada mas isenta prova deste Frei Bernardo, que constitui o vinho da casa naquele afamado ícone gastronómico do concelho de Loures.
Elaborado a partir das castas síria, rabo de ovelha e malvasia fina este Frei Bernardo (de Brito, em homenagem ao Cronista Mor do Reino e teólogo que residiu em Figueira de Castelo Rodrigo, em finais do Séc. XVI) apresenta-se muito bem, com cor citrina e límpida, bom brilho e escassa concentração, como se exige num branco. O aroma é frutado, com notas de fruta cozida e levíssimo anisado. Após agitar liberta-se intensa frescura, algum leve mineral e breves notas citrinas e de frutos tropicais. Na boca é redondo, frutado, elegante, não escondendo a sua origem beirã. Um vinho suave e levemente mineral que compensa em elegância o que porventura lhe falte em complexidade. Nota-se bem a nobreza de algumas das castas que o compõem, embora temperada por alguma rusticidade que o menor rigor do lote não esconde. Finaliza com persistência mediana e boa fruta.
Custa menos de dois euros por garrafa (na Cooperativa), o que faz dele um caso sério em termos de relação preço/qualidade.

Sem comentários: