segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Alvarinho Dorado Superior 2005



Vinho Verde DOC
Quinta do Feital – Paderne (Melgaço)
12,98€ Jumbo
17/20

O Alvarinho Dorado é produto de duas quintas, ambas propriedade da família Dorado: a Quinta do Feital e a Quinta do Dorado situadas em Paderne, Melgaço, em plena região do Alvarinho. Com adega própria, construída em 1996 e estreada na colheita de 2000, o alvarinho Dorado existe em duas declinações: o “colheita”, mais jovem, leve e fresco e o “selecção” mais estruturado e encorpado, engarrafado mais tarde.
Este Dorado Superior é do segundo tipo o que significa que foi privilegiada a maturidade da fruta com vista à obtenção de um vinho mais estruturado e encorpado. Um branco de Inverno, como agora se costuma chamar, distante portanto dos padrões mais usuais do Alvarinho nacional e mais próximo do conceito galego desta casta.
Não admira por isso que este seja um dos maiores sucessos do alvarinho português em terras de Espanha.
De cor amarelo palha, bom brilho e concentração algo elevada para um vinho verde, este Alvarinho distingue-se dos restantes logo pelo aspecto. No nariz predominam os citrinos com um agradável toque mineral. Limonado e com notas frutadas elegantes é um vinho que só secundariamente porém exibe toda a sua frescura, revelando impressões de maçã verde que se prolongam no bouquet. Aroma limpo e sofisticado com boa frescura.
Na boca mostra-se encorpado e quase sem bolha. Um branco muito mais do que um “verde”… Acidez contida sem nunca comprometer a frescura. É um vinho com corpo e personalidade Original e muito conseguido.
Finaliza perfeito e prolongado, cheio de classe. Um excelente Alvarinho, distinto e personalizado.

Sem comentários: