sábado, 10 de janeiro de 2009

Quinta da Viçosa 2003


Vinho Regional Alentejano
João Portugal Ramos (Estremoz)
22,49€ Garrafeira Nacional
17,5/20

A Quinta da Viçosa é uma das marcas de topo da produção de João Portugal Ramos, um dos mais conceituados e empreendedores produtores nacionais, com projectos espalhados já pelas principais regiões vinícolas nacionais. Elaborado a partir de uvas produzidas na Quinta da Viçosa, perto de Estremoz, das castas Touriga Nacional e Merlot, parcialmente pisadas em lagares de mármore e o restante com fermentação a temperatura controlada em cubas de aço inox. Estagiou ainda 12 meses em meias pipas novas de carvalho francês e americano.
Estamos perante um original vinho alentejano de perfil aristocrático bordalês. A touriga nacional faz aqui as vezes do Cabernet Sauvignon, casta com quem partilha variadas características organolépticas, como a frescura, a elegância e um sedutor perfil vegetal.
Aspecto denso, belo e irrepreensível. Fortemente concentrado.
Nariz fumado com a fruta vermelha e silvestre bem presente. Após agitar revela elegância e complexidade, com um agradável lado vegetal.
Na boca exibe bom corpo com taninos sedosos e de enorme elegância. Um vinho de grande nobreza e profundamente sedutor. Poderoso mas muito delicado.
Final longo e de enorme elegância.
Um grande vinho alentejano!

Sem comentários: