sábado, 10 de janeiro de 2009

Cimarosa Gran Reserva Pinot Noir 2005


Central Valley – Chile
Via Wine Group – LIDL
6,99€ LIDL
15,5/20

Marca produzida pela chilena Via Wine Group para os supermercados LIDL, exclusiva para os seus vinhos Gran Reserva monocasta. Neste caso foi o Pinot Noir de 2005, uma casta de origem borgonhesa (é também utilizada no fabrico do Champagne) mas que encontrou uma pátria adoptiva nos vales chilenos, caracterizados por um clima de forte influência marítima. É aliás um dos poucos locais do mundo onde esta difícil casta francesa se adaptou, originando vinhos frescos e frutados, no melhor estilo da Borgonha, o que geralmente não sucede em adaptações levadas a cabo noutros climas, como o português, em que os Pinot Noir surgem geralmente mais densos e encorpados, menos característicos.
Esta colheita de 2005 mostra cor granada aberta e brilhante, de viscosidade média e baixa concentração, como é costume na casta. O nariz exibe boas notas frutadas de morangos e groselhas, compotas e leves notas balsâmicas e vegetais. Secundariamente a fruta surge fresca e apetecível, com algum mineral e leve vegetal verde e legumes (feijão verde).
Na boca revela corpo e acidez medianas. Fruta vermelha característica (morangos, cerejas, groselhas) com alguma doçura. Algum vegetal cozido. É um vinho leve e elegante, que finaliza correcto e sem defeitos.
Um vinho de qualidade mas que se mostrou abaixo da colheita de 2003, de porte mais aristocrático e exclusivista. Ainda assim exibe uma boa relação preço/qualidade, para um Pinot Noir, claro está...

Sem comentários: