terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Fonte do Nico Light 2007



Branco
Regional Terras do Sado
Adega Cooperativa de Santo Isidro de Pegões
1,96€ Jumbo
15,5/20


A Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões é um caso raro de sucesso, num período de crise aguda no sector vínicola cooperativo em Portugal. E este vinho é mais um exemplo da boa capacidade de adaptação ao mercado que esta cooperativa vem demonstrando e que tem sido amplamente recompensado, quer em vendas quer na acumulação de prémios nacionais e internacionais.
Nascida em 1958 com o objectivo de proporcionar apoio técnico e logístico à exploração dos 830 hectares de vinha doados por José Rovisco Pais aos Hospitais Civis de Lisboa, a Cooperativa de Pegões passou por altos e baixos, também ela sujeita às ocupações e desequilíbrios inerentes à revolução de 1974. Mas nos últimos 15 anos investiu cerca de 7 milhões de euros na modernização da sua adega, na informatização dos seus serviços e até na certificação da qualidade dos mesmos. O resultado é uma adega moderna e competitiva que produz cerca de 7 milhões de quilos de uva e 6 milhões de litros de vinho por ano, a partir dos 967 hectares de vinha ao seu dispor. Exporta cerca de 15% da sua produção, dividida em 74% pelos tintos (com ampla predominância do Castelão) e 26% de brancos (onde predomina o Fernão Pires).
Este Fonte do Nico Light é elaborado a partir de Moscatel de Setúbal (90%) e Arinto (10%) e tem apenas 10% de álcool. Tem um aspecto claríssimo e citrino, com levíssima bolha e fraca concentração, tal como a viscosidade.
No nariz predominam as notas campestres e frutadas: passas, notas melosas e fruta em calda. É um vinho alegre e agradável onde se sente bem a presença exótica do Moscatel, e pode beber-se sem remorsos, atenta a escassa graduação alcoólica. Apesar da doçura exibe uma boa frescura secundária, com breves notas mentoladas e vegetais.
Na boca sobressai a leveza. Um vinho elegante e muito frutado, mais doce do que seco e onde impera o carácter do Moscatel. Sobra-lhe em prazer o que porventura lhe falte em complexidade. Directo e eficaz, bebe-se com muito prazer. Um vinho contra-corrente, original e muito bem-vindo.
Final correcto, sem defeitos e de boa duração. Preço muito atractivo.

Sem comentários: