segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Companhia das Lezírias Verdelho 2007


Ribatejo DOC
Companhia das Lezírias – Samora Correia
4,31€ Jumbo
16,5/20

A Companhia das Lezírias é a maior exploraração agro-pecuária e florestal existente em Portugal, com cerca de 6.300 hectares de área, divididos em duas zonas: a Lezíria norte e a sul, divididas pela recta do cabo que liga Vila Franca de Xira ao Porto Alto. Grande parte desta enorme área é explorada indirectamente, através de arrendamentos. Cerca de 2000 hectares são afectos a pastagens e/ou à produção de forragens. Apenas 120 ha estão actualmente afectos à vinha, 65% da área por castas tintas e os restantes 35% por castas brancas.
Nacionalizada em 1975, passou a sociedade anónima de capitais maioritariamente públicos em 1989 e vem consolidando a sua situação financeira e tecnológica numa estratégia de desenvolvimento sustentado desde 1997.
O início da actividade vitícola da Companhia das Lezírias remonta ao ano de 1881, ano em que se instalou a vinha na charneca de Catapereiro. Essa área foi crescendo até 1934, ano em que a vinha atingiu o seu máximo expoente - cerca de 400 ha. As castas dominantes na altura eram o Periquita (Castelão) e o Bastardo. Hoje predominam entre as tintas a Trincadeira, Alicante-Bouschet, Aragonez, Touriga-Nacional, Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, Touriga-Franca, Tinta Barroca e Tinto Cão e nas brancas a Fernão Pires, Trincadeira das Pratas, Arinto, Roupeiro, Tália, Verdelho e Vital.
Versão nacional da casta espanhola Verdejo, o Verdelho tem ganho adeptos nos últimos anos pela boa frescura e leveza dos vinhos que proporciona, particularmente indicada assim para os solos quentes e secos do sul do País que geram tendencialmente brancos fortes e encorpados.
Este Verdelho 2007 da Companhia das Lezírias foi elaborado a partir de vinhas novas (com 4 anos de idade) cultivadas em solos arenosos e fermentado em inox com estabilização e filtragem. Produziram-se apenas 6.800 garrafas e recebeu a medalha de ouro no Concurso de Vinhos Engarrafados do Ribatejo de 2008.
De cor citrina límpida e brilhante é um vinho de bela apresentação e fraca concentração. O aroma denota citrinos (sobretudo abacaxi) e algumas notas minerais. Frutado, límpido, elegante e fresco. Um vinho que não tem nada a ver com o Ribatejo tradicional! Antes parece do Minho ou do Douro… Após agitar surgem notas mais doces de fruta madura e leve rebuçado. Exibe ainda alguma frescura vegetal. Muito conseguido.
Na boca tem corpo leve e muita frescura. De acidez média e limonada denota fruta madura e citrina, levemente adocicada. Redondo, elegante e agradável. Um belo branco do Ribatejo. Final correcto, limpo e de média dimensão. Preço atractivo.

Sem comentários: