terça-feira, 25 de novembro de 2008

Herdade do Pinheiro Reserva 2002


Vinho Regional Alentejano
Herdade do Pinheiro (Ferreira do Alentejo)
17,99€ Continente
16,5/20

Galardoado com uma medalha de ouro no International Wine Challenge 2006 este reserva alentejano é elaborado a partir das castas Aragonez, Trincadeira e Touriga Nacional, sob responsabilidade dos enólogos José António Fonseca e Luís Morgado Leão. Teve estágio de 9 meses em madeira de carvalho francês e americano.
Proveniente da região de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, é assim um novo alentejano, isto é, um vinho proveniente de uma região do Alentejo sem grande tradição vinícola. No entanto muito se tem produzido de qualidade fora das tradicionais regiões vinícolas de além Tejo nos últimos anos, mostrando que essas antigas divisões estão cada vez mais condenadas ao esquecimento. Pelo menos para o grande público, para quem a marca “Alentejo” se afigura cada vez mais como móbil de compra, pouco preocupado em indagar se adquire um DOC ou um mais vulgar regional alentejano…
De cor rubi escuro, quase opaco, é um vinho de viscosidade média e bom brilho. Numa clara opção, assinalável só pelo aspecto, pelo perfil concentrado.
Boas notas de fruta vermelha e silvestre no nariz, conjugadas com as habituais sugestões de campo e terra, características da região. Após agitar surgem previsíveis notas metálicas e de couro, conjugadas com terra molhada, café e alguma frescura vegetal que se mostra bem-vinda, num conjunto exuberante e de assinalável complexidade.
A boca revela um corpo médio de acidez elevada. Ainda assim a adstringência é contida. Um vinho complexo e concentrado, com notas de café, fruta silvestre, compotas e groselhas. Um conjunto que se impõe, mais do que conquista. Num perfil novo-mundista que persegue a exuberância, pela concentração.
Final apenas médio.

Sem comentários: