terça-feira, 25 de novembro de 2008

Quinta do Portal Moscatel Reserva 1996



Moscatel Douro DOC
Quinta do Portal (Sabrosa)
12,15€ Napoleão
16/20

O Moscatel Galego é uma casta tradicional duriense que tem alcançado enorme sucesso comercial, sobretudo através da Adega Cooperativa de Favaios, que produz e vende anualmente muitos milhões de litros do seu Moscatel local, verdadeira instituição da região, quer no mercado interno, quer na exportação.
O interesse comercial da casta tem levado outros produtores da região a lançarem, também eles, no mercado os seus próprios Moscatéis, aplicando porventura critérios selectivos e tecnologia de produção menos acessíveis ao mais massificado produto das Cooperativas. É o caso deste Reserva 1996, produzido pela Quinta do Portal com uvas oriundas precisamente do Planalto de Favaios, um produtor conceituado do Douro (eleito produtor do ano 2007 pela Revista de Vinhos), que nos habituámos a admirar pelos seus excelentes tintos (o seu porta-estandarte é o elitista Auru) e Portos.
Com bom brilho e uma bonita cor âmbar, bem característica do moscatel, mostra concentração mais baixa do que os seus congéneres setubalenses e viscosidade apenas média.
O nariz exibe notas florais conjugadas com as mais habituais referências a bolo inglês, citrinas (laranja e tangerina) e a mel. É ainda assim um nariz fresco, sobretudo para um vinho fortificado. Essa frescura intensifica-se após agitar, com a fruta a surgir fresca e as notas florais a deixarem um agradável bouquet perfumado.
A boca é cremosa e suave. Não perde as características florais nem as citrinas. Mal se sente o álcool. Um vinho elegante e agradável, de média persistência, que fica porém aquém dos bons exemplos elaborados a partir da casta Moscatel de Setúbal, de que aqui dei nota recente.
Tem boas qualidades, mas falta-lhe o porte aristocrático que os bons moscatéis de Setúbal adquirem com os anos. Aparentemente 12 anos não foram suficientes para que este moscatel galego as adquirisse…

Sem comentários: