quinta-feira, 9 de abril de 2009

Casa dos Zagalos Reserva 2004



Vinho Regional Alentejano
Miguel de Orduña Viegas Louro (Estremoz)
10,90€ Carrefour
17/20

Oriundo da Quinta do Mouro, em Estremoz, e produzido desde 1998 este Casa dos Zagalos é assim, uma “segunda” marca da casa. Porém o perfeccionismo característico de Miguel Louro, responsável pela afamada quinta, não lhe permitiria lançar uma segunda marca da Quinta do Mouro, com um deficit qualitativo relativo à primeira. Este Casa dos Zagalos é um Reserva e como tal se impõe. Muito mais pela diferente personalidade que assume face ao mais tradicional Quinta do Mouro do que pelo preço (embora este se mostre mais atractivo). Um verdadeiro regional alentejano. Com isto quero dizer que se assume como um vinho alternativo, pese embora oriundo do Alentejo vinícola histórico e produzido com as suas castas tradicionais. Ao invés do carácter telúrico e quente dos vinhos tradicionais da região, o Casa de Zagalos Reserva procura a subtileza e a elegância. Um Alentejo sedoso e floral claramente diferente.
De cor granada viva e brilhante mostra boa concentração, sem exageros. O nariz é magnífico: perfumado, frutado e floral com notas campestres que primam pela elegância. Após agitar surgem algumas notas metálicas que lhe acentuam a frescura, terminando com um agradável e intenso bouquet.
Na boca é um vinho elegante, aristocrático mesmo. Corpo médio e taninos de seda com muita fruta e sem exageros: tudo no ponto. Um exemplo de suavidade e bom senso. Aqui não há modas de sobre extracção nem de excessos de madeira nem tão pouco de enormes concentrações. Há uma acidez clássica que lhe dá frescura e longevidade mas sobretudo um vinho maduro e elegante, polido e de grande nobreza. Um vinho que se bebe com muito prazer, com tudo no sítio mas sem ostentação. Uma vinificação do bom gosto.
Finaliza perfeito e de boa duração.

Sem comentários: