domingo, 12 de abril de 2009

Quinta do Portal Reserva 2004


Douro DOC
Quinta do Portal (Pinhão)
Revista de Vinhos, 5,95€
16,5/20

Uma empresa familiar bem enraizada na tradição duriense e que abraçou com paixão o conceito de “Boutique Winery”, dedicando-se à produção de vinho do porto, moscatel e vinho do Douro e bem assim aos espumantes e ao eno-turismo com alojamentos na Casa das Pipas situada na Quinta do Portal, no Vale do Pinhão, centro nevrálgico do Douro vinhateiro. Além desta quinta fazem parte do grupo as quintas da Abelheira, em Favaios, do Confradeiro, em Celeirós e a dos Muros, também em Favaios.
Este Reserva 2004 não é o topo de gama da casa, acima dele há ainda o Grande Reserva e o exclusivista Auru. Porém defende extraordinariamente os pergaminhos desta quinta por um preço bem mais convidativo…
De cor granada e bom brilho é um vinho de elevada viscosidade tal como a concentração. O nariz mostra-se ainda um pouco fechado embora prometendo muito. Fortes notas balsâmicas num aroma concentrado mas fresco. Notas fumadas e de frutos silvestres. Após agitar surgem alguns metais e muita marroquinaria, num conjunto fresco e vegetal, onde ressalta alguma cânfora. Termina com um agradável bouquet frutado, muito equilibrado.
Na boca é um vinho cheio. Acidez elevada mas pouco agressiva e taninos muito vivos fazem dele um vinho longevo. Apesar dos 5 anos está para durar ainda em curva ascendente. Ganharia com mais alguns anos de espera… É um tinto vigoroso, personalizado, com um lado vegetal e silvestre dominante, temperado por uma acidez crocante. A fruta é essencialmente roxa e silvestre. Mostra-se um excelente companheiro para a mesa.
Finaliza correcto, sem amargor, e prolongado, com a acidez a perdurar na boca uma sensação poderosa e original. Um vinho que vale a pena guardar mais algum tempo na garrafeira.

Sem comentários: