quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Grand’Arte Touriga Nacional Rosé 2007


Estremadura DOC
DFJ Vinhos (Alenquer)
5,95€ Revista de Vinhos
15/20

Para José Neiva Correia, o principal accionista, gestor e enólogo da DFJ Vinhos, o objectivo primordial da empresa é “transformar a riqueza e a variedade das castas portuguesas em vinhos da mais alta qualidade e levá-los ao alcance da maioria dos consumidores”.
Fundada em 1998 e localizada no coração do Ribatejo, na Quinta da Fonte Bela, esta empresa produz em quase todas as regiões de Portugal e exporta cerca de 90% da sua vasta produção de cerca de 8 milhões de litros por ano.
Este Grand’Arte Touriga Nacional Rosé é produzido na região de Alenquer, na Estremadura, na Quinta do Porto Franco.
Longe do perfil doce e gasoso que marcou durante muito tempo os rosés nacionais, este touriga mostra-se mais sério, mais concentrado e seguramente mais evoluído.
Com um aspecto irrepreensível, denota bom brilho, concentração e viscosidade médias. O nariz exibe boas notas frutadas e florais, elegante e refrescante.
Na boca é um vinho liso e de acidez média, com boa fruta e muita frescura. Mais seco do que doce, impõe-se com elegância, recorrendo para isso às boas notas florais que a nobreza da casta lhe permite.
Final correcto, elegante e de média duração. Um bom exemplo de que a qualidade também pode ser apanágio de um rosé, o qual se vê assim destinado a voos gastronómicos bem mais variados e sedutores.

Sem comentários: