quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Moscatel Roxo 1998



Setúbal DOC
Bacalhoa Vinhos (Vila Nogueira de Azeitão)
18,50€ Jumbo
17,5/20

O Moscatel Roxo era, há poucos anos, uma casta em vias de extinção. Tendo em conta que origina vinhos de qualidade superior, vários produtores da região de Setúbal, entre eles a JP Vinhos, hoje integrada na Bacalhoa Vinhos, promoveu o plantio de 4 hectares de moscatel roxo, nas suas vinhas da Serra da Arrábida. No entanto a exiguidade do produto levou a empresa a lançá-lo no mercado apenas em garrafas de capacidade de 0,5 litros.
Este vinho é produzido inteiramente com a casta Moscatel Roxo de uma única colheita, de 1998, proveniente de vinhas pertencentes á J.P. Vinhos, desta zona demarcada. A tecnologia de vinificação é idêntica à utilizada nos vinhos de Moscatel de Setúbal: após uma curta fermentação do mosto em contacto com as películas, adiciona-se aguardente de vinho seleccionada que, ao parar a fermentação, permite a conservação de uma doçura original das uvas. O vinho é mantido durante o Inverno em contacto com as películas e seguidamente sangrado, e as massas prensadas. Segue-se um envelhecimento em barris de carvalho americano de 180 litros, durante 9 anos, em armazéns de elevada amplitude térmica. No caso foram utilizados barris previamente usados no envelhecimento de whisky de malte escocês, o que contribuiu para amaciar o vinho, aumentando igualmente o seu requinte e exclusividade.
De cor âmbar e concentração média (é mais claro do que o Moscatel normal) apresenta-se com bom brilho e viscosidade média. O aroma é intenso e rico, com notas de mel, frutos secos e passas, mas também com notas florais que lhe aumentam a frescura, quando comparado com o Moscatel de Setúbal. Após agitar, esse lado vegetal revela-se mais intensamente, com notas mentoladas que surpreendem, num Moscatel. Na boca volta a surpreender surgindo encorpado e meloso, mas sem doçura excessiva. É antes um vinho fresco e elegante, muito suave e personalizado. Notas de mel, frutos secos, fruta cristalizada e florais conjugam-se numa boca original e conseguida. É um moscatel redondo e de porte aristocrático.
Termina com boa persistência e levemente picante, mas sempre suave e elegante.
Sem dúvida um moscatel de excelência. No entanto o Moscatel de Setúbal de 1998 mostrou-se ao mesmo nível… e é vendido substancialmente mais barato!

Sem comentários: