quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Casa de Santar Reserva Branco 2006


Dão DOC
Casa de Santar (Nelas)
5,95€ Revista de Vinhos
16/20

Santar é uma povoação do concelho de Nelas, no coração da região do Dão onde desde tempos imemoriais se cultiva a vinha. A Casa de Santar é um solar do do séc. XVII e XVIII, rodeado de jardins de sebes e buxos que conduzem às imponentes adegas, que se integram admiravelmente no conjunto arquitectónico da propriedade. Estas, construídas em granito, com os seus frescos de azulejos históricos, abrigam, num ambiente do passado, as mais modernas e avançadas tecnologias. Propriedade de D. Tereza de Lencastre de Mello, Condessa de Santar, Condessa de Magalhães e Viscondessa de Taveiro, a propriedade está em posse da família desde 1616, há 15 gerações consecutivas. A vinha contudo, passou recentemente para o controlo da poderosa Dão Sul, uma das mais importantes vinícolas portuguesas, presente em todas as principais regiões do país e com avultados investimentos no estrangeiro também.
A Casa de Santar tem 103 hectares de vinha plantada, da qual 90 hectares são de castas tintas. O encepamento concentra maior atenção às castas que considera mais importantes e de maior potencial, tais como a Touriga-Nacional, o Alfrocheiro e a Tinta Roriz, entre os tintos e o Encruzado, o Borrado das Moscas, o Cercial e o Arinto, no que concerne à brancas.
Este reserva branco de 2006 é um vinho de lote, elaborado em 50% a partir da casta Encruzado e em 25% a partir do Cerceal branco e do Bical. As castas foram fermentadas separadamente, metade em inox e a outra metade em barrica nova de carvalho francês. A responsabilidade enológica é de Pedro de Vasconcellos e Souza.
Apresenta-se muito bem, de cor citrina, com uma concentração muito baixa, bom brilho e viscosidade média. O nariz, sem ser exuberante, denota boas notas de frutos tropicais e citrinos, temperados por leve mineral. Secundariamente exala muita frescura, com os citrinos e leve anisado a destacarem-se entre os demais aromas. Termina o nariz com leve bouquet frutado. Na boca apresenta corpo médio e acidez bem controlada, sem nunca comprometer a frescura. Leve e mineral sentem-se ainda notas citrinas e tropicais. Um vinho elegante e com classe.
Finaliza com alguma persistência mantendo sempre a frescura.

Sem comentários: