domingo, 7 de dezembro de 2008

Termeão Pássaro Branco 2004



Bairrada DOC
Manuel Santos Campolargo (Anadia)
6,59€ Corte inglês
15,5/20

Manuel Campolargo foi um dos pioneiros da nova Bairrada vinícola. Quando os vinhos da região pareciam afundar-se num marasmo sem futuro, excepção feita talvez aos espumantes, graças à tradição do leitão bairradino, Manuel Campolargo ousou avançar para a produção própria e para o plantio de novas castas, nacionais e importadas, algumas pela primeira vez experimentadas em terras da Bairrada. Os primeiros vinhos Campolargo saíram para o mercado em 2000, mas a adega apenas foi construída em 2004
Com duas propriedades, a Quinta de São Mateus, com 110 ha de vinha, e a Quinta de Vale de Azar, com 60 ha, os vinhos Campolargo recorrem a uma enorme variedade de castas desde a tradicional Baga ao Pinot Noir, passando pela inevitável Touriga Nacional, a Tinta Barroca do Douro, a Periquita sadina ou a bordalesa Cabernet Sauvignon, só para mencionar as tintas.
O Termeão, Pássaro Branco (existe também o Pássaro Vermelho, mais exclusivo, com estágio prolongado em madeira nova) é elaborado a partir das castas Touriga Nacional, Castelão Nacional e Cabernet Sauvignon, com fermentação meloláctica em balseiros seguida de estágio não muito prolongado em barricas usadas.
De bela cor granada e bom brilho, mostra viscosidade e concentração medianas. O nariz exibe acentuadas notas balsâmicas, fruta silvestre, muito vegetal e leve mineral, num perfil fresco e aberto. Secundariamente continua o vegetal a dominar, verde, fresco com algum metal e ligeiro toque de legumes cozidos. Na boca é um vinho leve e original. Com a acidez no ponto, quase crocante, revela-se um excelente companheiro da mesa. É um vinho elegante e diferente, bem distante das concentrações adocicadas que vão dominando o mercado. Aqui domina o vegetal, com distinção e acentuada vocação gastronómica. Finaliza correcto e de boa duração.

Sem comentários: