domingo, 6 de julho de 2008

Quinta do Minho Loureiro 2006



Verde DOC
Quinta do Minho (Póvoa de Lanhoso)
3,78€ Jumbo
16/20

A Quinta do Minho teve origem numa empresa criada por António Pires da Silva, vocacionada para a comercialização de vinho verde. No início dos anos 90 a empresa de Bárrio, Póvoa de Lanhoso, decidiu criar a Quinta com o objectivo de produzir vinho destinado a um segmento superior do mercado. Actualmente a Quinta possui 10 hectares de vinha, plantados com a casta Loureiro e dispõe de excelentes condições para acolher visitantes. Sob a responsabilidade de Paula Moreira produz as marcas Quinta do Minho Loureiro, Campo da Vinha (para o grupo Unicer) e Porta Nova.
De cor amarelo palha, límpida, brilhante e de viscosidade média, não é seguramente um verde tradicional. No nariz as notas de citrinos cruzam-se com alguma caruma e fruta mais doce. Após agitar revela boa frescura, com elegância e leve mineralidade, sempre com a fruta bem presente, citrinos e alguma maçã verde. Termina mesmo com leve bouquet frutado.
Na boca revela bom corpo, bolha fina e acidez não muito elevada para um vinho verde. É um verde de perfil moderno e de maior complexidade. Quase um branco de Inverno. Notas de citrino doce (abacaxi) e de maçã assada.. Final com persistência e elegância.
Com um preço imbatível.
Decididamente tudo está a mudar nos vinhos verdes… E para melhor!

Sem comentários: