sábado, 26 de julho de 2008

Quinta da Cortezia Reserva 2001



Vinho Regional da Estremadura
Quinta da Cortezia - Alenquer
13,64€ Jumbo
16/20

A Quinta da Cortezia é uma propriedade familiar sita em Aldeia Gavinha, no concelho de Alenquer, a escassos 50 Km de Lisboa, pertença, há quase um século, da família Reis Catarino, sendo Miguel Reis Catarino, engenheiro agrónomo licenciado pelo ISA e especializado em França em viticultura e enologia, o seu responsável enológico.
Possui 103 hectares de terra divididos entre a vinha (66ha) e a floresta (37ha). O encepamento é essencialmente tinto (80%) com predominância da touriga nacional e tinta Roriz, mas também com alguma trincadeira, merlot, castelão e Alicante-bouschet. As uvas da casa dão origem a duas marcas: a vinha conchas e a quinta da cortezia, de que este Reserva é o topo de gama.
De cor granada mostra brilho, concentração e viscosidade médias. O nariz é muito balsâmico com notas de madeira de qualidade, cânfora e frutos roxos. À boa fruta juntam-se notas de marroquinaria, metal amarelo e algum álcool canforado que acentuam a complexidade do aroma, após agitar. O nariz termina com um agradável bouquet frutado.
Na boca revela acidez algo elevada ainda que não muito impositiva. A fruta continua roxa e silvestre num corpo médio e levemente adstringente, ainda que aveludado. Finaliza com persistência mediana.
É indiscutivelmente um vinho bem feito e de elevada qualidade ainda que de perfil mais tradicional. Vocacionado para quem prefere um bom vinho típico da Estremadura às “bombas” de cor e fruta que vão abundando no mercado...

1 comentário:

Anónimo disse...

não pude provar o vinho, mas sei que é de facto fantástico! tive o prazer de fazer uma visita guiada à quinta e têm os melhores engenheiros e processos de produção! é um vinho que vale a pena. Mas pena, pena... é 90% destes nossos vinhos serem para o mercado estrangeiro... e apenas 10% dos portugueses os requisitam.